Apesar do nome, desenhista Stan Lee não está mais ligado à empresa.
Foco da ação é o filme 'Os vingadores', sucesso de bilheteria.
A Stan Lee Media, empresa que diz deter os direitos sobre personagens da Marvel como Homem-Aranha e Homem de Ferro, abriu um processo judicial contra a Disney, pleiteando "bilhões de dólares em lucros".
O desenhista Stan Lee, que não é mais ligado à Stan Lee Media, criou muitos dos personagens fixos da Marvel. A empresa alega que Lee cedeu em 1998 os direitos desses personagens, mas que um mês depois entregou os mesmos direitos à Marvel Enterprises.
Em 2009, a Disney adquiriu a Marvel Enterprises, então rebatizada de Marvel Entertainment, por US$ 4,3 bilhões. A Stan Lee Media foi fundada em 1999, com o objetivo declarado de "abrir processos para recuperar danos ao seu patrimônio". "A Walt Disney Company representou ao público que ela, de fato, possui os direitos sobre esses personagens e sobre centenas de outros personagens criados por Stan Lee", diz a ação, protocolada num tribunal do Colorado.
O foco da ação são filmes da Disney com personagens da Marvel, como "Os vingadores", que arrecadou mais de US$ 1,5 bilhão nas bilheterias do mundo todo. Em nota, a Disney disse que "a ação não tem mérito", e "decorre de alguns fatos e alegações judiciais que já foram rejeitados por três juízes de tribunais federais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário