quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Biografia de Stan Lee


Stanley Martin Lieber (Nova York28 de dezembro de 1922), mais conhecido como Stan Lee, é umescritorroteiristaeditorpublicitárioprodutor e empresário norte-americano, que, em parceria com outros desenhistas — especialmente Jack Kirby e Steve Ditko — criou, a partir dos anos 1950super-heróiscomplexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais "humano", "verídico", na contramão da principal editora de HQs de super-heróis da época, DC Comics, detentora dos direitos de personagens famosos comoSupermanBatman e Mulher-Maravilha, que seguiam no tom de super-heróis "invencíveis", "insuperáveis", revolucionando o gênero. Seu sucesso foi fundamental para transformar a Marvel Comics, de uma pequena editora de HQs, para uma das maiores corporações multimídia de entretenimento do mundo.
Entre suas maiores criações estão, Homem-AranhaIncrível HulkHomem de FerroX-MenDemolidorThor,Os Vingadores e Quarteto Fantástico.
Stantheman.jpgStanley Martin Lieber nasceu em ManhattanNova YorkEstados Unidos, no dia 28 de dezembro de 1922, filho do casal Jack e Celia Lieber, ambos judeus imigrantes da Romênia. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe,dona-de-casa, tiveram ainda mais um filho, Larry, nascido em 1931 (e que assim como o irmão mais velho, também fez carreira no mundo dos quadrinhos) . A família de Lee era relativamente pobre, tendo ele morado boa parte da infância e da adolescência em um "quarto-e-sala" na região do Bronx, na periferia de Nova York, em que ele e o irmão dividiam o diminuto e único quarto do apartamento e os pais dormiam em um sofá-cama na sala. Durante a adolescência, Lee estudou na DeWitt Clinton High School, também localizado noBronx.
Desde pequeno, Lee gostava de escrever, e seu sonho durante a adolescência era escrever um dia um grande romance. Inteligente, Lee se formou na escola relativamente cedo, aos 15 anos, tendo trabalhado escrevendo obtuários em jornais; entregando sanduíches para escritórios no Rockefeller Center; trabalhando de office boy para um fábrica manufatureira e como "lanterninha" do Teatro Rivoli na Broadway;

Nenhum comentário:

Postar um comentário